Acidentes de Trabalho por desvio de função
ACIDENTES DO TRABALHO POR DESVIO DE FUNÇÃO
Adauto Trindade Filho1
RESUMO
O objetivo deste artigo científico é promover uma visão crítica sobre os acidentes de trabalho que ocorrem no setor industrial como consequência do desvio de função. Neste estudo vamos analisar como o desvio de função contribui para os acidentes, além de mostrar o que as empresas podem, mas que não o fazem por não considerarem a prevenção de acidentes como um investimento, mas sim como custo, fazer para minimizar o problema. Através de estatísticas que serão aqui mostradas, poderá ser observado que os próprios dados do Governo federal são omissos em relação à distinção dos acidentes de trabalho. Acidentes do trabalho ainda são considerados tabus no Brasil e aqueles com desvios de função, por acarretarem em processos contra os responsáveis, são omitidos da maioria dos relatórios.
Palavras-chave: Acidente do Trabalho. Desvio de Função. Segurança.
Introdução
O presente artigo científico tem como tema os acidentes de trabalho como resultado de desvios de funções no segmento industrial, sem que haja uma tomada de decisão para que estes desvios deixem de ser cometidos.
Os acidentes de trabalho no Brasil são em número elevado, conforme comprova o Anuário Estatístico da Previdência Social, AEPS, (2012) mas as empresas continuam no processo das unicausalidade e culpabilidade, em que os acidentes sempre ocorrem por “atos inseguros” ou “condições inseguras”
(Binder
& Almeida, 1997). Isso tende a subestimar as reais condições das ocorrências, tornando a investigação dos acidentes superficiais, por deixar de se conhecer as causas determinantes dos mesmos.
A análise sobre os acidentes com desvios de função no Brasil, nos leva aos seguintes questionamentos:
- Por que acontecem tantos acidentes de trabalho no Brasil?
- Por que as empresas omitem esses acidentes?
- Por que os trabalhadores são submetidos a desvios de função?
1
Engenheiro químico
2
As