Analise e investigação de acidentes
Descrever a sistemática a ser adotada para apurar, investigar, relatar e tratar, os acidentes e incidentes, bem como acompanhar as ações para minimizar riscos e evitar ocorrência similar ou da mesma natureza, através da eliminação das causas identificadas, e da correta divulgação das causas e consequências, incorporando as lições apreendidas nos treinamentos futuros.
2. ESCOPO
Este documento aplica-se a todos os serviços de Construção e Montagem desenvolvidos pela empresa para todos os clientes. Este documento aplica-se a todos os serviços de Construção e Montagem desenvolvidos pela empresa para todos os clientes.
3. RESPONSABILIDADES
É de responsabilidade do: Técnico: Cadastramento dos dados relativos aos acidentes / incidentes no banco de dados específico.
Coordenador: Comunicar ao cliente, imediatamente, a ocorrência de qualquer acidente ou incidente relevante ocorrido no empreendimento; Emitir a CAT, no prazo determinado pela legislação e enviar cópia ao cliente em 48 horas; Apoiar a investigação de acidentes e ocorrência anormais e incidentes na obra; e, Revisar os relatórios enviados ao cliente, sempre que solicitadas correções, num prazo máximo de 1 (um) dia útil.
Supervisor: Registrar as recomendações na ata de reunião do grupo de segurança e se encarregar do acompanhamento das mesmas, para evitar a repetição da ocorrência.
Gerente: Treinar os colaboradores no atendimento a este procedimento, providenciando registros de treinamento; Investigar acidentes e ocorrência anormais e incidentes na obra e emitir RENP, e Relatório de Investigação de Acidente, Doença ocupacional, Incidente com Alto Potencial e Desvio Crítico. Investigar as ocorrências anormais ambientais no local e emitir RENP.
CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes): Promover as atas de reuniões e realizar as reuniões com a presença dos responsáveis.
4. DEFINIÇÕES
Acidente é um evento indesejável, decorrente de atividade da empresa, que resulte ou que possa