Resenha a relação do ser humano com a ética, cidadania e sociedade
A relação do Ser humano com a Ética, Cidadania e Sociedade
Graduação
Recursos Humanos – Centro Universitário Claretiano
São Paulo – SP
Maio/2012
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Texto do Centro Universitário Claretiano - Ser pessoa, ética e cidadania
Ética e Cidadania, disponível em http://www.conselhos.mg.gov.br/artigoeticaecidadania
O Ser Humao e a Sociedade, disponivel em http://www.mundodosfilosofos.com.br
Como elaborar uma resenha, disponível em - http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php
Objetivo: Refletir sobre a pessoa humana, compreender o significado da ética, moral e analisar a importância da cidadania em ação individual ou coletiva.
O ser humano exprime-se na síntese da consciência, do amor, da liberdade, egoísmo/opressão; da criação, da redenção e do Espírito. São esses atributos que qualificam um ao outro, numa relação de convergência e de interdependência. Vê-los separados ou sobrepor um ao outro, é negar a Pessoa Humana.
Quando famos por exemplo, em dignidade, em sentimento, amor, ódio, conhecimento, intelectualidade, desejo, indiferença, estamos falando em valores intrínsecos do ser humano, que em determinados momentos deixa-se livremente exalar de seu corpo, de seu espírito, de sua alma, mostrando-se como verdadeiramente é.
Desta forma a consciência foi se descobrindo com erros e acertos. É dessa experiência complexa de dominar a si mesmo e de estabelecer comunhão com os demais que brota o ser humano como ser consciente. Portanto podemos deduzir que a consciência é descobrir na ciência a essência do ser humano.
E o Amor irá explicar-se como expressão de comunhão entre todos, como compromisso de concretude (amor é fazer), como expressão do bem (o ser é o bem) e a liberdade, os homens nascem e permanecem livres e iguais nos direitos. A liberdade é considerada um direito natural, podemos dizer que ela só é plena onde há consciência e amor, não há liberdade na ignorância, na negação da realidade