Ética e moral - numa linguagem simples
Ética vem do grego "ethos", o que significa modo de agir. Ética é o conjunto de valores e princípios que todos nós usamos para decidir as 3 grandes questões da vida, que são: “Quero”, “Devo” e “Posso”. Tem coisas que eu quero mas não devo; tem coisas que eu devo mas não posso; e, tem coisas que eu posso mas não quero. Quando é que uma pessoa tem a consciência tranquila e paz de espírito? Quando aquilo o que a pessoa quer, é o que ela deve, e também, o que ela pode. Assim chamamos de ética, o conjunto de valores que serão usados e que vão orientar o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo o bem-estar social, ou seja, o melhor modo de viver no cotidiano. Inclui-se nesta relação também as empresas e as organizações.
Por exemplo: “Eu quero faltar ao trabalho, mas não devo; eu devo faltar ao trabalho, mas não posso; eu posso faltar ao trabalho, mas não quero”. São situações distintas, mas que estão ligadas a determinadas condições de ações e comportamentos -atitudes- no seu meio social. Assim as pessoas deverão agir por convicção e responsabilidade para o bem comum. Requer, portanto, racionalidade e análise com senso de Justiça e Mérito para o coletivo antes de qualquer decisão, diante de qualquer situação, na empresa ou na sociedade em que se vive.
Moral tem sua origem do latim, que vem de "mores", significando costumes. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pelo senso comum, pela tradição, pela religião, pelo cotidiano, pela cultura e pela tecnologia. A moral tem caráter obrigatório, pois está imposta a todos de uma sociedade, podendo variar de sociedade para sociedade, e ao longo do tempo. A moral é a prática contínua da ética. Já a anti-ética, é quando a ética de uma sociedade é incompatível com a ética de outra.
Daí surge os termos