Trabalho de produção textual
Denomina-se teleprocessamento (TP) o fluxo de informações em sistemas de computação utilizando as facilidades das telecomunicações.
O teleprocessamento surgiu devido à necessidade de se usar recursos e capacidades de outros computadores em distantes pontos do mesmo. Com isso, a necessidade de otimização de recursos e troca de informações entre sistemas diferentes, muitas vezes distantes milhares de quilômetros, provocaram o surgimento de redes bastante complexas, composta de uma gama de dispositivos específicos.
São alguns tipos de teleprocessamento:
Processamento Batch (lote): As transações não são processadas inicialmente, mas armazenadas por um determinado tempo até o agrupamento total. Depois são processadas todas de uma só vez em um único lote.
Ex: Todo o serviço de uma filial só é computado na matriz a partir do final do expediente.
Processamento On-line: O usuário interage diretamente com o computador central (as informações são encaminhadas para serem processadas imediatamente e vice-versa), porém é permitido que breves intervalos de tempo ocorram durante o processo.
Ex: Caixa eletrônico, Home banking, Internet, etc.
Processamento em Tempo Real (Real Time): Segue a mesma filosofia do processamento on-line. A diferença está no fato de não se permitir o menor intervalo de tempo de ação, ou seja, a resposta deverá ser imediata.
Na verdade, o processamento em Tempo Real é um processamento on-line voltado para missões críticas como: Controle de foguetes, tráfego ferroviário, etc.
Tipos de Ligações
Ponto a ponto: Consiste na comunicação somente entre dois pontos. Pode ser estabelecido por linhas de comunicação permanentemente conectadas (ponto a ponto dedicado) ou não (ponto a ponto comutado).
Ponto a ponto dedicado: Utiliza linhas privadas especiais, mantendo os equipamentos sempre conectados entre si mesmo quando não há dados a serem transmitidos.
Ponto a ponto comutado: Utiliza-se de linhas telefônicas públicas para