ética para um jovem
A ética serve para abrir discussões sobre problemas do dia-a-dia, desde os mais simples aos mais complexos, por exemplo: aborto; objecção à consciência; o uso do preservativo, etc. A ética é uma reflexão moral sobre os problemas do dia-a-dia. Dois dos objectos de estudo é o sentido de liberdade (estuda o que é o sentido de liberdade); estimular o desenvolvimento de livres pensadores, ou seja, que as pessoas sejam autónomas. Uma parte essencial de qualquer educação é a reflexão moral.
Síntese
* A ética não é um conjunto de respostas aos problemas do dia-a-dia;
* A ética não serve para resolver problemas mas sim para reflectir sobre eles, para os analisar criticamente;
* A resolução de cada problema ético cabe somente a nós mesmos;
* O objectivo da ética é estimular o desenvolvimento de livres pensadores, de pessoas que pensam por si próprias, que sejam autónomas;
* A ética abre discussões sobre o nosso dia-a-dia, desde os mais simples aos mais complexos;
* Um dos temas de reflexão da ética é o sentido de liberdade;
* A reflexão moral é parte essencial de qualquer educação, por isso, deve fazer parte do secundário.
Para os filhos, os pais simplesmente estragam tudo porque impõe regras, mas ao imporem regras, estão a educar. A função do educador é “pesar” na vida de um adolescente. A ética ensina-nos a desconfiar do que é demasiado bom. A reflexão ética exige esforço, ou seja, paciência e atenção para se ir aprendendo a reflectir criticamente passo a passo.
Síntese
A ética ensina a confiar em nós próprios, e na nossa capacidade de analisar o que nos acontece.
A reflexão ética implica atenção, paciência e esforço.
Em ética é imoral tratar alguém como idiota. Todos somos capazes de reflectir criticamente, basta que tenhamos confiança em nós próprios e na nossa inteligência, ou seja, a nossa capacidade de pensar sobre o que nos vai acontecer e nos nossos instintos.
Há certas coisas que nos dão jeito