Didática em ead
Diante da nova proposta de ensino, ou seja, o ensino à distância, a forma de transmitir as informações ao aluno também sofreu mudanças. Por isso o professor precisa aprender sobre as novas tecnologias para adaptar sua prática de ensino e se fazer entender. A esse processo que possibilita o ensino-aprendizagem dá-se o nome de Didática, melhor definida pelo dicionário Aurélio:
“s.f. Arte de ensinar; o procedimento pelo qual o mundo da experiência e da cultura é transmitido pelo educador ao educando, nas escolas ou em obras especializadas. / Conjunto de teorias e técnicas relativas à transmissão do conhecimento.”(dic. Aurélio, 2009).
Desenvolvimento:
Unidade 1- O ALUNO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E A APRENDIZAGEM
O aluno de educação à distância tem que desenvolver determinadas habilidades e características e estabelecer rotinas para aprender a aprender, sem a presença e cobranças constantes do professor. Como por exemplo: ser auto-motivado, organizado, com tempo e material de estudo, ser curioso e consciente da necessidade da aprendizagem continuada pelo resto de sua vida, entre outras.
Unidade II – COMO ESTUDAR
Trabalho Individual:
- Definir os aspectos do tema que serão estudados e buscar informações em livros, artigos de fácil acesso (manuais didáticos, enciclopédias, revistas, jornais e Internet); ler os textos mais de uma vez, sublinhar as informações importantes, fazer anotações, observações e resumos; organizar todas as informações, elaborar uma redação e concluir dentro das normas técnicas.
Trabalho em Grupo:
- A equipe deve interagir sobre o tema proposto, depois de cada um desenvolver sua pesquisa; deve ter planejamento onde se define as tarefas de cada um ou em conjunto, as reuniões, os prazos para execução e apresentação; devem ser organizados através de um cronograma; para melhor desempenho pode se definir um coordenador para organizar e acompanhar o andamento do trabalho.
Unidade III – A INTERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO À