Desafio 3 modulo ii pgu
Potencialidades do modelo mecanicista
- Maior produtividade, pois o trabalho é bem definido e amplamente divisionalizado, facilitando a produção em larga escala;
- Maior controle e coordenação das tarefas realizadas decorrendo da padronização das atividades desempenhadas;
- Maior racionalidade e eficiência no desempenho das tarefas, já que este não exige habilidades e profissionais qualificados.
Limitações do modelo mecanicista
Estão relacionados aos problemas humanos do núcleo operacional, problemas de coordenação e os problemas de adaptação. Nesta estrutura há uma grande necessidade de controle, com isso surge com o mecanismo de coordenação, a padronização do trabalho. Este mecanismo torna o trabalho extremamente rotineiro no núcleo operacional, por ser simples e repetitivo não exigindo incentivos para desenvolver as capacidades dos funcionários e habilidades fazendo com que muitos se tornem insatisfeitos com a organização, podendo levar ao absenteísmo, altas taxas de rotatividade, apatia, descuido e falta de comprometimento com a organização.
Baseia-se em, uma comunicação formal com uma estrutura de poder definida, podendo surgir conflitos que impeçam a cooperação no centro administrativo.
Gera uma visão fragmentada do todo, não existindo compreensão da importância de cada tarefa para o sucesso do produto final.
Resulta na centralização do poder para a tomada de decisão nos mais altos níveis da hierarquia.
A burocracia mecanizada é planejada para um ambiente simples e estável, no entanto, a organização não pode esperar tanta estabilidade. Os ambientes mudam, gerando a dificuldade da organização em adaptar-se. Os problemas não rotineiros vão sendo repassados para os níveis superiores da hierarquia, com excesso de procedimentos burocráticos dificultando assim o processo de decisão e consequentemente a adaptação a mudanças. As informações que são levadas à linha hierárquica acima podem apresentar alguns problemas: a