Ética e filosofia
De início, procuremos definir o que seja a Ética. Uma definição simples nos levaria a entender que Ética é tudo aquilo que é moralmente correto. Abrangendo um pouco mais, diríamos que a Ética é representada por um conjunto de princípios, normas, regras e disposições, tendo por objetivo balizar as ações humanas face às suas relações uns com os outros em família, em grupo, nas organizações em geral, nas instituições públicas e privadas e no campo do Direito, em geral. Em última instância, a Ética existe como uma referência para que os seres humanos em sociedade não se afastem da moralidade e se tornem cada vez mais dignos de ser chamados de homo sapiens. Só assim o homem evoluirá condignamente.
Tão extensa é a atuação dos princípios éticos que, praticamente, nenhuma área de ação lhe escapa, estabelecendo vínculos com a convivência humana, a cidadania, a justiça social, a política, a corrupção, o meio-ambiente e tantas outras. E isso é fácil de entender, já que o homem é o centro de todas as coisas. Portanto, a Ética é necessária na vida porque precisamos considerar o nosso semelhante como a nós mesmos, porque existe o outro. Voltamos, assim, à base de tudo que é uma questão de atitude espiritualmente superior e correta que é o nosso amor pela humanidade.
A Ética no Brasil
É a única maneira de viver as nossas vidas. Ética é algo objetivo, ou você tem ou não tem. Tem que estar dentro de todos, tem que vir da “alma”. Um comportamento digno que se aprende no berço. É o que pode e o que não pode.
Ser ético é ser generoso e responsável. Nas relações pessoais, nas reuniões com grupos de pessoas, no espaço coletivo; na sua cidade, na rua, a ética é necessária. Todos temos nossas idéias e convicções, mas, antes está o bem comum, a ética.
Ética não pode ser um atributo ou qualidade, tem que ser uma condição natural, algo que se espera de todos. É uma obrigação não apenas do cidadão, ética é obrigação da nação, um princípio fundamental