Filosofia e ética
Para a filosofia clássica, a ética estudava a maneira de buscar a harmonia entre todos os indivíduos, uma forma de conviver e viver com outras pessoas, de modo que cada um buscasse seus interesses e todos ficassem satisfeitos. A ética na filosofia clássica abrangia diversas outras áreas de conhecimento, como a estética, a psicologia, a sociologia, a economia, pedagogia, política, e etc.
Com o crescimento mundial e o início da Revolução Industrial, surgiu a ética na filosofia contemporânea. Diversos filósofos como Sócrates, Aristóteles, Epicuro e outros, procuraram estudar a ética como uma área da filosofia que estudava as normas da sociedade, a conduta dos indivíduos e o que os faz escolher entre o bem e o mal.
Durkheim criou os conceitos de Solidariedade Orgânica e Solidariedade Mecânica e este é um assunto delicado, que remete à Ética na atual cultura de mercado capitalista, que adota uma ética instrumental, que é a fundada no lucro. A Ética do bem comum passa longe da cultura de mercado.
Neste contexto de cultura de mercado capitalista surge o conceito de stakeholder - ou seja os colaboradores, partes interessadas - que são fornecedores, terceiros, clientes, funcionários. Na verdade todos estamos envolvidos nesta divisão do trabalho que permeia o mundo. A