A Origem da Sociedade
Da Sociedade
Origem da Sociedade
A Ideia da Sociedade Natural afirma a existência de fatores naturais determinando que o homem procure a permanente associação com outros homens, como forma normal de vida. A sociedade é o produto da conjugação de um simples impulso associativo natural e da cooperação da vontade humana. Filósofos: Aristóteles, Santo Tomás de Aquino, Cícero, Ranelletti.
A Ideia do Contrato Social sustenta que a sociedade é o produto de um acordo de vontades, ou seja, de um contrato hipotético celebrado entre os homens.
Filósofos: Thomas Hobbes, John Locke, Montesquieu e Rousseau. Atualmente, predomina a ideia de que a sociedade é resultante de uma necessidade natural do homem, sem excluir a participação da consciência e da vontade humana.
A SOCIEDADE E SEUS ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS
É comum que um grupo de pessoas, mais ou menos numeroso, se reúna em determinado lugar em função de algum objetivo comum. Tal reunião, mesmo que seja muito grande o número de indivíduos e ainda que tenha sido motivada por um interesse social relevante, não é suficiente para que se possa dizer que foi constituída uma sociedade.
É necessário alguns elementos encontrados em todas as sociedades:
Uma finalidade ou valor social;
Manifestações de conjunto ordenadas;
O poder social;
FINALIDADE SOCIAL
Deterministas: explicam a finalidade social como sendo condicionada a leis naturais, sujeitas ao princípio da causalidade, não havendo a possibilidade de se escolher um objetivo e de orientar para ele a vida social. Finalistas: sustentam ser possível a finalidade social, por meio de um ato de vontade, ou seja, livremente escolhida pelo homem. O homem tem consciência de que se deve viver em sociedade e procura fixar, como objetivo da vida social, uma finalidade condizente com suas necessidades fundamentais e com aquilo que lhe parece ser mais valioso. A finalidade social é considerada um bem comum por ser algo, um valor, um bem que todos