ÉTICA E DIREITO
(Ética e Vida)
Bioética é o estudo transdisciplinar entre ciências biológicas, ciências da saúde, filosofia, ética e direito que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana, animal e responsabilidade ambiental. Considera, portanto, questões onde não existe consenso moral como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os transgênicos e as pesquisas com células tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e aplicações.
Ao dissertar sobre a bioética, o texto em comento analisa a relação entre a ética e a vida, concluindo que os temas se encontram interligados, pois a existência da ética esta condicionada a da vida.
Quanto à relação entre a ética e a bioética, para o autor, a bioética, também conhecida como “ética prática” seria a aplicação da própria ética, com o objetivo de solucionar conflitos no âmbito das ciências da vida e da saúde, através de algum sistema de valores.
2) O que significa Ética como Filosofia Primeira?
(Ética e Filosofia)
O autor analisa a ética e a filosofia através da atualidade, pois entende que nos encontramos em um presente continuo, de maneira que a imagem de uma filosofia inerte estaria ultrapassada.
Desta forma, Ética como Filosofia Primeira não é uma realidade inerte da realidade, pelo contrário, é a consideração das relações que se unem, aproximam e a afastam, os elementos.
A Ética como Filosofia Primeira é a reflexão consciente, canalizada para o interior do discurso, o que nos faz entender que não haveria possibilidade de filosofar sem a necessidade de estar em constante processo de concepção de uma estrutura relacional com o que nos cerca. Portanto, seríamos levados a refletir sobre a realidade no sentido que ela tem para nós e no sentido que nós temos para ela.
3) O que o Autor entende por filosofia?
(Ética e Filosofia)
O autor descreve a filosofia de forma bastante ampla, ele afirma