ética e direito
O objetivo é relacionar os conceitos de Ética e Direito, destacando os objetivos de ambas as disciplinas.
Podemos conceituar a Ética como sendo uma ciência que rege a conduta humana segundo padrões filosóficos. Aliás, a ética é essencialmente filosófica, formando-se a partir da cultura de cada população.
Ademais, o Direito existe para servir à coletividade, coordena-la, ajusta-la, não podendo ser contrário à vontade da maioria, neste sentido, a Ética materializa o anseio social e retrata a vontade da maioria da população.
Desde já podemos perceber a intensa relação entre ética e direito, a partir de então iremos aprofundar nosso conhecimento nessas duas áreas.
2 AS FACES DA ÉTICA
A palavra Ética tem três acepções. Numa delas se faz referência a teorias que têm como objeto de estudo o comportamento moral. Teríamos nessa acepção, a compreensão de que o fenômeno moral pode ser estudado de forma racional por uma disciplina que se propõe a descrever as normas morais, até mesmo ser capaz de explicar valorações comportamentais.
Um segundo aspecto dessa palavra é considerá-la uma categoria filosófica da qual se constituiria em núcleo reflexivo sobre a complexa fenomenologia da moral na convivência humana. A ética como parte da Filosofia, tem por finalidade refletir sobre os fundamentos da moral na busca de explicação dos fatos morais. E em uma terceira acepção, a Ética já não é entendida como objeto certeiro de uma Ciência, nem tampouco como fenômeno reflexivo dos atos morais. Trata-se da conduta esperada pela aplicação de regras morais no comportamento social, é esse caráter normativo de Ética que está em íntima ligação com o Direito.
Nesta visão, os valores morais dariam a função do agir e a ética seria assim a moral em na efetividade, pelo reconhecimento do outro como ser de direito. Como se percebe, a compreensão do fenômeno ética surgiria de um agir, de um comportamento capaz de tornar possível e