Ética e Direito
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: ÉTICA PROFISSIONAL
RESUMO DO LIVRO: ÉTICA GERAL
E PROFISSIONAL – JOSÉ RENATO NALINI
CAPÍTULO: RELAÇÃO DA ÉTICA COM OUTRAS CIÊNCIAS E ESFERAS DO PENSAMENTO
1. A Ética e a filosofia
Para o efeito didático de se distinguir entre Filosofia e Ética, outra explicação é viável. Concebida como conjunto sistemático de conhecimentos racionais e objetivos concernentes ao comportamento moral humano, a Ética já não é mero capítulo da Filosofia: a Ética passa a ser verdadeira ciência.
A conquista de foros científicos não torna a Ética totalmente desvinculada da Filosofia. Essa autonomia não é absoluta em relação aos demais ramos de saber. As questões éticas fundamentais não prescindem dos pressupostos filosóficos básicos. A ética não poderá deixar de considerar a moral concreta do homem, posicionado num determinado contexto histórico. E se a moral é inseparável da vida humana rotineira, a ética nunca poderá deixar de se alicerçar numa concepção filosófica propiciadora de uma compreensão integral da criatura como ser social, histórico e criador.
2. A Ética e a moral
A moral é objeto da Ética. Mas a relação que se estabelece entre a Ética, um dos capítulos da teoria da conduta, e a moralidade positiva, como fato cultural, é a mesma que pode ser encontrada entre uma doutrina científica e seu objeto.
Poder-se-ia afirmar ser a moral a matéria-prima da ética. Não erra, porém, aquele que se servir indistintamente dos termos moral e ética. A origem semântica se presta a essa identidade.
3. A Ética e a psicologia
Íntimas, portanto, as relações entre a Ética e a Psicologia. Esta elucida a razão do convencimento interno, permite se conheça o caráter e a personalidade do agente moral. "A explicação psicológica do comportamento humano possibilita a compreensão das condições subjetivas dos atos dos indivíduos e, deste modo, contribui para a