Direito e Ética
FACULDADE DE DIREITO
ÉRIKA BORGES PERES
LOUISE GONZAGA DE MENEZES
MARIA LOUISE OLIVEIRA DA SILVA
RAQUEL CERQUEIRA DIAMANTINO
SILVIO CRUZ JUNIOR
VINÍCIUS LIMA NASCIMENTO DIGER
FILOSOFIA DO DIREITO
Salvador
2014
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
FACULDADE DE DIREITO
DIREITO E ÉTICA: O COMPORTAMENTO HUMANO
EM QUESTÃO
DOCENTE: ANA LÍVIA CARVALHO FIGUEIREDO BRAGA
Salvador
2014
INTRODUÇÃO
Ética é o conjunto pré-estabelecido de valores sociais e culturais, isto é, a bagagem que adquirimos ao longo da nossa caminhada em sociedade, que acabam por estabelecer um padrão de convívio, de comportamento humano.
Já a moral trata das normas que temos de seguir para conseguirmos conviver em grupo, sendo que essas normas são determinadas pelo próprio grupo.
O direito é a ciência que se preocupa em estudar esses comportamentos em sociedade, estabelecendo sanções para aquele que descumpra o regramento vigente.
No Direito, os pensamentos sobre a definição de ética e moral são diversos e cada pensador tem seu modo de conceituar e expor sua tese sobre o assunto.
Diante dos argumentos acima, iremos expor algumas ideias e visões de filósofos da nossa atualidade como Eduardo Bittar e Guilherme de Almeida, conceituando seu ponto de vista sobre Ética, Moral e Direito bem como a ligação entre eles.
O presente trabalho tem como objetivo primordial assimilar os conceitos de ética que os ilustres filósofos contemporâneos estudados trazem, os quais nos acompanharão em nossa escolha profissional jurídica, tendo exposto e aberto horizontes de conhecimento sobre o assunto abordado.
DIFERENCIANDO ÉTICA E MORAL
Não é incomum encontrar pessoas que confundam o conceito de ética e moral, pois eles são termos utilizados indiscriminadamente como sinônimos pela sociedade quando, em verdade, possuem acepções dispares, mas, não deixam de se unir em certos aspectos.
A