Ética e cidadania organizacional
Principais visões sobre a origem humana
O Homem – Principais visões sobre a origem humana: o evolucionismo e o debate das determinações biológicas versus processo cultural. O conceito de cultura através da história.
O que é o Homem?
Existem diversas definições do que seja o Homem. Estudaremos algumas delas, de modo breve e resumido.
Criacionismo
A visão criacionista é a primeira forma de compreensão acerca da origem do homem e de seu papel histórico dentro de um determinismo universal. Dentro da visão criacionista, o homem seria criação de deuses, como os deuses gregos, egípcios, etc., ou são criação de um único Deus, como no caso do Judaísmo e Cristianismo.
Algumas imagens demonstrando aspectos criacionistas. Da esquerda para a direita: A Criação de Adão, de Michelangelo Buonarroti, e O Nascimento de Vênus, de Sandro Boticelli.
A definição criacionista sempre apresenta o homem em sua constituição física e psicológica atual, pronto, que faz parte de algum plano maior traçado pelos deuses rumo a um destino específico.
Evolucionismo
As teorias evolucionistas diferem das criacionistas por discordarem de alguns pontos cruciais, como o conceito da criação do homem como um projeto planejado, o homem se originar como um ser acabado e pronto, e também por possuir um destino específico traçado por forças metafísicas. No evolucionismo, o homem teve uma origem muito mais rudimentar do que o modo refinado em que se encontra hoje, tendo, por força das experiências e de várias circunstâncias atenuantes, se desenvolvido, evoluído e avançado rumo ao ponto atual, sem que haja ainda um limite específico para sua evolução e para os pontos em que pode confluir sua existência. Charles Darwin (1809-1882), foi o grande desenvolvedor da teoria do evolucionismo, com seu livro “A Origem das Espécies”, onde aponta que a evolução se assenta sobre três elementos: a – Variabilidade; b – Capacidade de adaptação; c – Seleção natural.