Apostila de Etica e Cidadania Organizacional
Conceito de Ética
Ética = Vem do Grego “ethos” que significa modo de ser. Conjunto de valores que orientam o comportamento do Homem relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, assim o bem-estar social. Ou seja, ética é a forma que o Homem deve se comportar no seu meio social.
Conceito de Moral
Moral = Vem do latim “mores” que significa costumes. Conjunto de normas que regulam o comportamento do Homem em sociedade, são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Tem caráter normativo e obrigatório.
Também não podemos deixar de mencionar que a FILOSOFIA é a área que estuda os valores morais. Reflete sobre o bem e o mal, o que é certo ou errado e procura responder, por exemplo se os fins justificam os meios ou os meio justificam os fins.
Ética, Moral e Filosofia possuem ligação com os grandes filósofos: Sócrates, Aristóteles, Platão, S. Tomás de Aquino, Santo Agostinho, Rénne Descartes, Lutero, Kant, Maquiavel, Freud, etc
A Ética no Decorrer dos Séculos:
Na Idade Média predominava a Ética Cristã, totalmente ligada aos valores religiosos e baseada no amor ao próximo, que incorpora as noções gregas de que a felicidade é um objetivo do Homem e a prática do bem, um meio de atingi-la. Os critérios de bem e mal estão vinculados à fé e à esperança de vida após a morte. As duas principais virtudes são a fé e a caridade.
Ética na Iluminista – Entre a Idade Média e a Moderna. Maquiavel rompe com a mora cristã, que impõe os valores espirituais como superiores aos políticos. Defende a adoção de uma moral própria em relação ao Estado. Para ele o que importa são os resultados e não a ação política em si. Considerava legítimo o uso da violência contra os que se opõem aos interesses estatais.
Nos Séculos XVIII e XIX vieram a tese do Jean-Jacques e Kant. Para Jean o Homem já é bom por natureza e o seu espírito pode sofrer aprimoramento ilimitado. Para Kant, a ética é a