Ética socrática
PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
CELSO ANTONIO MARCIANO DE MELO
ÉTICA SOCRÁTICA
CAMPINAS, 26 DE JANEIRO DE 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SÃO PAULO - UNESP
PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
CELSO ANTONIO MARCIANO DE MELO
ÉTICA SOCRÁTICA
Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção do grau de Pós Graduação no Curso de Filosofia da Universidade Estadual de São Paulo UNESP. Orientador: Prof. Reinaldo Sampaio Pereira.
CAMPINAS, 26 DE JANEIRO DE 2013
SUMÁRIO
Resumo 4
Abstract 5
Capítulo I – Biografia de Sócrates 6
Capítulo II – O que é Ética 7
Capítulo III – Ética Socrática 10
Conclusão 19
Bibliografia...............................................................................................................................20
RESUMO
Sócrates nasceu em Atenas, em 470 a.C. Era mestre de Platão e avesso às democracias atenienses. Seu pensamento ético tinha como objetivo fundamental conhecer a respeito do homem. Daí sua frase: “Conhece-te a ti mesmo”. Ele dizia que o homem que se conhece não comete erros. Para ele, o que era certo para um, valia para todos e, da mesma forma, o que era errado para um, era para todos.
Seu pensamento era racionalista. Ele acreditava que o bem era a felicidade da alma e a bondade era útil para a felicidade. O homem que errava, errava por ignorância. Por isso, precisava ser ensinado.
Ele acreditava que era possível mudar a moral dos homens de forma intelectual e pregava que bens eram úteis se produzissem felicidade, e que virtude e sabedoria eram