Ética - Seguros
FUNENSEG
“A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO E DA APLICAÇÃO DO
CÓDIGO DE ÉTICA NAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS”
por:
ÉTICA CONCORRENCIAL
PROFESSOR: MENDELSON ÂNGELO DIAS
Agosto de 2011
“A Importância da Criação e da Aplicação do Código de Ética nas Categorias Profissionais”
Em grande parte do mundo, nas últimas décadas, muito se tem ouvido falar sobre a criação de códigos de ética nas mais diversas profissões. Estes documentos recheados de boas intenções são formatados e submetidos aos profissionais em geral dentro de suas áreas. Mas o que se pergunta na maioria das vezes é qual espaço a ética, “o dever agir humano”, tem neste mundo cada vez mais competitivo.
Basicamente fazendo um apanhado geral sobre vários códigos estudados vemos que esta ética se divide basicamente em duas frentes: a ética em relação ao colega ou concorrente de profissão, ou interna, e a ética em relação à profissão em si e a imagem do setor, externa.
Com relação ao conceito de ética aplicado nos códigos em geral no que se refere à profissão em seu aspecto técnico, externo, vemos que os manuais são de grande valia e na maioria das vezes é respeitado e admirado.
Os profissionais em geral cuidam de suas profissões tomando todos os cuidados para seu crescimento e boa imagem perante a sociedade. Neste universo os códigos de ética profissional funcionam como um manual de atitude e dever agir para que a imagem do setor em questão seja preservada, melhorada e atinja níveis que, em determinado momento, promovam a valorização do setor, com conseqüente valorização financeira e de imagem positiva perante à sociedade. Todos, neste caso lutam diretamente ou indiretamente com um mesmo objetivo, e isto facilita o entendimento e cumprimento das normas.
Vemos, no entanto, que o grande problema está quando os códigos de ética atingem as relações entre os internos de uma profissão no