DESAFIO PROFISSIONAL MULTICULTURALISMO E ESTRUTURAS EDUCACIONAIS
SANTO ANDRÉ- UNIDADE 3
CURSO : PEDAGOGIA
NOME: NÁDIA CORDEIRO DE PAULA
RA: 1299278027
DESAFIO PROFISSIONAL
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
TUTOR: Priscila dos Santos Beck
São Paulo, 10 de Abril de 2014.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo e, no seu contexto, a intenção de refletir de maneira objetivas sobre a problemática da diversidade cultural nas escolas, as consequências dessa interação de culturas, bem como os desafios e obstáculos que se colocam aos professores e quais as estratégias que estes podem ou estão a utilizar em relação as suas práticas educativas.
O docente tem um papel muito importante a desempenhar neste âmbito intercultural, pois a sua atitude, prática e formação influenciam diretamente no processo educativo, podendo favorecer ou criar obstáculos ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos.
Pensando em uma comemoração escolar, será desenvolvido um projeto com base em leis que regulamentam o ensino brasileiro e que apontam sobre a diversidade e o multiculturalismo.
A finalidade desta comemoração é fazer uma análise sobre as práticas pedagógicas a serem desenvolvidades no intuito de reunir as famílias, aproximar e mesclar as culturas, estimulando o diálogo, o conhecimento e a interação entre os gêneros.
Promovendo assim, a cultura do respeito às diferenças, o desenvolvimento pessoal, a socialização, a liberdade de expressão, informação e comunicação.
E , também, enfatizar a valorização da diversidade e do multiculturalismo.
Nesta tabela encontram-se as considerações legais:
DOCUMENTO:
PRINCIPAIS ASPECTOS ABORDADOS NOS DOCUMENTOS RELACIONADOS AO RESPEITO ÀS DIVERSIDADES E AO MULTICULTURALISMO
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)
Art.3º XII Consideração com a diversidade Étnico-Racial
Parâmetro Curriculares Nacionais (PCN)