Ética profissional
CURSO SUPERIOR TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA
ÉTICA PROFISSIONAL
ARAUCÁRIA
2008
Secretaria Municipal de Educação
Liceu “Andorinhas”
ÉTICA PROFISSIONAL
Atividade Supervisionada realizada sob a orientação das professoras Eliana Maria Leger e Nilcemara Leal Molina como requisito parcial de avaliação.
ARAUCÁRIA
2008
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................................... DESENVOLVIMENTO......................................................................................... CONCLUSÃO...................................................................................................... DISPOSIÇÕES FINAIS....................................................................................... REFERÊNCIAS...................................................................................................
1. INTRODUÇÃO
A Aplicabilidade dos “aspectos éticos” devem ser “invariáveis” nos diversos setores da administração pública? E quanto à sua imparcialidade e sua flexibilidade em ambiente de trabalho voltado especificamente à prestação de um serviço fundamental – a Educação – atendendo ao cidadão/contribuinte em região mais carente ou periférica do município; imprescindível que haja a imparcialidade? Ou seria admissível uma “certa flexibilidade” de conduta no “atendimento” e no relacionamento com os colegas de trabalho?
Após abordagem inicial, descreveremos dois exemplos contextualizados para a análise de algumas “situações críticas” que, se forem tratadas, apenas, baseando-se em princípios éticos, sem um “feedback” adequado e “presença de espírito”, os resultados seriam, sem dúvida, desgastantes ou “indigestos”.
2. DESENVOLVIMENTO
Existe uma particularidade, mais ainda, uma exclusividade das Unidades de Ensino Públicas – por sua natureza – de terem um gestor direto (a direção), um co-gestor direto (regionais