ética profissional
Serviço Social ÉTICA PROFISSIONAL
Participantes:
Isis Bittencourt Albino
RA 421493
Uilia Souza da Silva
RA 426954
Porto Seguro - Bahia 15 de novenbro de 2014
Introdução
•
Depois de muita pesquisas bibliográficas e analises foi possível ser feito um breve relato sobre o nosso entendimento de ética – Ética são um conjunto de normas, e nem sempre prevista em leis, a nossa sociedade nos impõe normas éticas que regulam a nossa convivência entre cidadãos .
• No I° capitulo do livro, compreendemos bem a relação entre trabalho, ser social e ética.
• Para Marx, o trabalho é o fundamento ontológico-social do ser social, é ele que permite o
desenvolvimento de mediações que diferenciam o ser social dos outros, mediações essas que são conquistadas no processo histórico de sua autoconstrução pelo trabalho.
• As atividade propiciadoras da conexão dos indivíduos com o gênero humano explicitam capacidades
como: criatividade, escolha consciente, deliberação em face de conflitos, entre motivação singulares e humano-genéricas , vinculação consciente com projetos que remetem ao humano-genérico, superação de preconceitos, participação cívica e política. Todas elas estão vinculadas com valores; a maior parte exemplifica a capacidade ética do ser social.
•
A moral origina-se do desenvolvimento da sociabilidade, possibilita que os indivíduos adquiram um
“senso” moral, que permite julgar se os mesmo estão socializados, estabelece uma mediação de valor entre o indivíduo e a sociedade, entre ele e os outros, entre sua consciência e sua prática.
•
A reflexão ética é construída historicamente, no âmbito da filosofia, tendo por objeto a moral. Para que a ética se realize como saber ontológico é preciso que ela conserve sua perspectiva totalizante e crítica, capaz de desmistificar as formas reificadas de ser e pensar.
•
Na vida social existem projetos individuais, coletivos e societários. Os profissionais são de caráter coletivo; supõe uma formação