ética profissional
Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter, modo de ser e foi introduzida na filosofia ocidental por Aristóteles. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive. Além disso, a ética abrange uma vasta área, podendo ser aplicada à vertente profissional.
ÉTICA PROFISSIONAL
Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta. É através dela que se dão as relações interpessoais no trabalho, visando, especialmente, o respeito e o bem-estar no ambiente profissional. A ética é indispensável para se conviver em sociedade e dentro do ambiente de trabalho ela é ainda mais importante visto que atitudes inadequadas podem afetar o desempenho e a reputação de uma empresa.
Ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.
Cada profissão possuem conselhos responsáveis pela criação de códigos de ética específicos que pode variar ligeiramente de profissão para profissão graças a suas diferentes áreas de atuação, como é o caso dos médicos, dos advogados, dos educadores, das engenharias etc. Estes códigos se referem a procedimentos e normas padrões das áreas e são necessários por uma questão de segurança, provendo penas disciplinares em lei para violações.
Entretanto, há elementos da ética profissional que são universais e por isso aplicáveis a qualquer atividade profissional. São eles:
A Honestidade: Preceito básico para a convivência tanto pessoal quanto profissional. Falar sempre a verdade, não culpar colegas por erros seus e assumir falhas próprias são atitudes honestas e de valor para uma vida profissional ética e reta.
O Sigilo: Alguns assuntos são confidenciais por segurança, e não é nada ético sair