Ética Profissional
ETIM – ADM
ECO – PROFESSOR: FÁBIO
ÉTICA PROFISSIONAL
18 DE AGOSTO
2014
Cidadania Profissional
Origem
Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.
Ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.
Efeitos e consequências da cidadania profissional
Embora os contornos de um novo regime de bem-estar social já estejam visíveis na América Latina, é preciso analisar mais profundamente a maneira de colocá-lo em prática. Há muita controvérsia e uma grande incerteza quanto ao equilíbrio desejável entre a participação do Estado e a contribuição do mercado e das associações voluntárias, ou da família e da comunidade. Para entender essas questões é preciso partir da perspectiva da cidadania, a fim de pensar a respeito dos dilemas inerentes à provisão de condições de bem-estar social. Sugiro que esses dilemas sejam analisados em duas dimensões: de um lado, considerando se a previdência social é definida como responsabilidade da comunidade ou fundamentalmente privada; de outro, se ela toma como base o indivíduo ou o grupo.
Direitos sociais e responsabilidades são por sua própria natureza inerentes às relações sociais e têm um caráter coletivo, que é diferente de direitos e responsabilidades individuais associados à cidadania civil ou política. A moderna concepção (liberal) da cidadania civil ou política se baseia no exercício individual de direitos e obrigações (ver Beiner, 1995; Ignatieff, 1995; Pocock, 1995). A propriedade privada é protegida pela lei, e esse fato é, em última instância, a garantia dos indivíduos contra a autoridade arbitrária do Estado. O lar das