Ética Profissional
ÉTICA PROFISSIONAL
ÉTICA PROFISSIONAL
Ética em seu sentido amplo é entendida como a ciência que estuda a conduta dos seres humanos, avalia os desempenhos humanos em relação às normas comportamentais pertinentes e analisa a vontade e o desempenho virtuoso do ser em face de suas intenções e atuações, quer relativos à própria pessoa, quer em face da comunidade em que se insere.
A maioria das profissões liberais possui grande valor social, o que vai diferenciar é sua forma de atuação e a qualidade dos serviços perante as necessidades humanas. A saúde, a educação, o lazer, a habitação, a vida empresarial e institucional, etc. são grandes objetivos que necessitam da atuação do profissional.
Como não há total sem parcela e a expressão da soma depende daquela de suas unidades, uma consciência firme profissional, como condição ética, tende a beneficiar a todos, posto que se exerce, exatamente, nas parcelas ativas da sociedade.
Os benefícios que os profissionais propiciam, cumprindo as responsabilidades de seus trabalhos, passam a dar-lhes notoriedade, ampliando o grau de satisfação em relação a eles e quase criando uma obrigação de retribuição moral por parte dos beneficiados.
A sociedade acaba por retribuir amplamente os serviços com qualidade que a ela o profissional da com amor. Aquele que se conduz eticamente bem recebe de volta o bem social que pratica.
É evidente que o profissional bem-sucedido não escapará dos males da inveja. Tal baixo sentimento sempre se faz acompanhar de atitudes imorais e antiéticas como decorrência (calunias, difamações, traições, resistências passivas, chantagens, etc.).
O profissional que alcançou nome, às custas dos benefícios que prestou à sociedade, criou uma imagem que valoriza sua própria classe e não deve estar à mercê de inescrupulosos e invejosos, pois seu nome acaba por transformar-se em patrimônios de uma comunidade.
Observada em tese, em seu sentido geral, a profissão,