Ética profissional
Rosiane Follador Rocha Egg*
Apresentação
Falar sobre ética é lembrar os antigos ensinamentos de uma época em que o homem começou a conviver em sociedade e, a partir dessa experiência, passou a estabelecer normas de comportamento e convívio. Dessa convivência dos grupos societários surgiu a ética, cujos valores até hoje permanecem e vão se modificando, sendo questionados e até mesmo banalizados ou esquecidos.
Segundo o dicionário de Língua Portuguesa, ética é “o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação, do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto” (HOLANDA, 1999, p. 848).
Para entender o que a ética representa nos tempos atuais, vamos começar, mesmo que sucintamente, com os ensinamentos dos primeiros filósofos.
Fundamentos da ética
O significado da palavra ética vem do Grego ethos, referente ao modo de ser do indivíduo, ou ao caráter do ser humano. Na Grécia Antiga, período que coincide com o século IV a.C., os filósofos gregos foram os primeiros a pensar o conceito de ética, associando a tal palavra a idéia de moral e cidadania.
Precisavam de honestidade, fidelidade e harmonia entre seus cidadãos, porque suas cidades-Estado1 estavam em desenvolvimento.
* Mestranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Especializanda em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná
(EMAP). Graduada em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA).
1 A cidade-Estado ou pólis foi o modelo das antigas cidades gregas no período datado desde a Antigüidade até o helenista.
6
|
Ética nas Organizações
Sócrates
Sócrates, Platão e Aristóteles são os pensadores gregos mais estudados e citados no campo da ética.
De um modo geral, afirmavam que a conduta do ser humano deveria ser pautada no equilíbrio, a fim de evitar a falta de ética. Pregavam a virtude, a estreiteza moral e outras atitudes