ÉTICA NOS NEGÓCIOS
1. Código de Ética do Contador
1.1. Descumprimento - Capitulo II do Código de Ética
A Primo Schincariol Indústria de Cervejas e Refrigerantes S/A, fundada em 1939, na cidade de Itu, foi criada por Primo Schincariol. Inicialmente produzia apenas refrigerantes, vindo iniciar a sua produção de cervejas apenas em 1989.
Com o passar dos anos, ampliou suas atividades, fundando filiais nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Maranhão, Goiás, Pernambuco e Pará.
Firmou-se no mercado a partir de 1993, quando apresentou um forte crescimento, com o aumento do consumo médio de cerveja pelos brasileiros, iniciando assim uma acirrada disputa entre os fabricantes.
O Grupo Schincariol tornou-se a segunda maior produtora de cerveja do país com sete fábricas em pleno funcionamento. Obtendo sua melhor personificação da guerra em setembro de 2003 com o lançamento da Nova Schin.
Tendo um crescimento surpreendente o Grupo Schincariol multiplicou por quatro o seu tamanho, tornando-se um problema para seus concorrentes. Devido ao seu crescimento acelerado, o Grupo passou a sofrer acusações de fraudes e sonegação de impostos.
Através de uma megaoperação iniciada em 2004, uma força-tarefa formada por agentes da Polícia Federal e da Receita Federal descobriram um grande esquema de sonegação de impostos. A operação foi denominada “Operação Cevada”.
Os concorrentes elaboraram dossiês minuciosos, acusando a Cervejaria de montar um esquema criminoso para enganar o Fisco. Os dossiês continham informações de exportações fictícias de pequenas cervejarias, notas fiscais, grampos telefônicos, entre outros.
O Grupo Schincariol foi responsabilizado por um sofisticado esquema de fraudes, no qual destacam-se:
Irregularidade nas notas fiscais que acompanhavam o transporte.
Criação de empresas fantasmas.
Sonegação de impostos como: PIS, COFINS, ICMS, IPI e IR.
Utilização de notas fiscais “frias” ou “viajadas”, ou seja, são aquelas que são apresentadas