atps cargos e salários
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFICIOS: ATIVIDADES SUPERVISIONADAS.
PASSO FUNDO
2013
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFICIOS: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Trabalho apresentado na disciplina de Administração de cargos, salários e benefícios na Atividade Prática Supervisionada do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera de Passo Fundo.
Profª Rozane Zibetti
PASSO FUNDO
2013
Introdução
Palavra derivada de "Sal" refere se ao pagamento de serviços prestados diariamente, formada pela composição das palavras Sal/Diário. Foi criada pelos povos árabes que utilizavam o sal como moeda de troca, pagando com tal produto os que lhes prestavam serviços, visto que o produto era encontrado no mar que ficava muito distante das regiões desertas.
Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma tendência, a um comportamento especifico.
Toda pessoa tem um equilíbrio interno que de acordo com um estimulo ou incentivo faz surgir uma necessidade. Toda vez que surge uma necessidade esta rompe o estado de equilíbrio da pessoa, gerando uma descarga de tensão e um comportamento ou ação. Dependendo do comportamento ou ação a pessoa poderá ter satisfação ou insatisfação.
Associando a teoria de Maslow e Herzberg á nossa questão de salário, como fator de motivação, indiretamente, o salário contribui, é o plano de fundo, podemos compreender que o salário está tão intimamente ligado à satisfação das necessidades humanas.
As pessoas desejam dinheiro porque este lhes permite não só a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, mas também dá plenas condições para a satisfação das necessidades socias, de estima e de auto realização.
O salário não é fator de motivação quando analisado isoladamente. A troca fria de produção por salário não