atps Cargos e Salários
Introdução
A implantação do plano de cargos e salários dentro de uma organização é necessária para definir a remuneração adequada de cada função e descrevê-las de maneira justa, fazendo com que a empresa seja valorizada no que diz respeito à remuneração, com salários competitivos e funcionários motivados.
É importante ressaltar que este estudo apresenta a importância do salário como motivador, mas não é só isso, os colaboradores querem uma gestão de pessoas que se preocupem com satisfazer assuas necessidades, resultando em colaboradores comprometidos com a produção e a oferta da qualidade, com isso a empresa se tornará muito mais competitiva. Essas necessidades a planos de carreira, de cargos e salários, oferta de benefícios, treinamento constante, etc.
O salário motiva, mas não deve ser visto como o único fator, a motivação é algo que vem de dentro da pessoa, outros fatores devem ser considerados e discutidos. Algumas teorias discutem essa temática. Abrahan Maslow, Herzberg e MacClelland, os três autores apresentam os motivos que faz com que um indivíduo se sinta bem e produzindo mais e com mais qualidade.
Para Maslow o indivíduo sente a necessidade de se satisfazer seguindo uma hierarquia, partindo do mais básico para as mais elevadas. Já Hezberg traz os fatores motivacionais com sendo aqueles que valorizam o profissional, observam a perspectiva de crescimento. Mc Clelland apresenta sua teoria considerando a forma de relacionar-se que deve ser afetuosa e cordial.
Portanto, motivar e manter motivado ainda são um desafio, e objetivam também a aquisição e retenção de colaboradores, tudo será um vão se o colaborador não participar das decisões e expor o que ele considera melhor para si e para o outros. A essência da satisfação e o sucesso depende do sentimento de auto-estima de cada indivíduo, porém sabemos que isso nasce das necessidades individuais e grupais.