ÉTICA NOS NEGÓCIOS
CIENCIAS CONTABEIS
CONTABILIZAÇÃO DOS FATOS CONTÁBEIS INICIAIS
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2 – CONTEÚDO
2.1 – Plano de Contas
2.2 – Livros Contábeis
2.3 – Registro dos Fatos Contábeis
2.3.1 – Registro no Livro Diário
2.3.2 – Registro no Livro Razão
2.3.3 – Balancete de Verificação
3 – CONCLUSÃO
4- BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
A informação contábil é uma ferramenta extremamente importante para o sucesso empresarial, mais não deve apenas se restringir ao atendimento das determinações legais, pois mais que a legalidade, a informação contábil deve contribuir decisivamente para a tomada de decisão pelos gestores da empresa, bem como dos outros usuários interessados nas informações como governo, acionistas, investidores, empregados, sócios, diretores. Assim, tornam-se necessários proporcionar informações que satisfaçam efetivamente esses usuários.
No atual momento econômico vivido pela humanidade e denominado de globalização, urge cada vez mais que o atender os usuários em todos os objetivos pretendidos e que o produto do sistema seja uma informação de qualidade, concisa, precisa, relevante que permitam ganho de competitividade daqueles que a utilizam.
Hoje em dia, toda empresa dever-se ter um planejamento determinado com algumas diretrizes, definindo suas responsabilidades, sua política de segurança, seus riscos, desenvolvimento de um plano de contingência.
PLANO DE CONTAS
O Plano de Contas é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro dos fatos e ato inerentes á entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis.
Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da empresa e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais:
- Atender as necessidades de informação da administração da empresa;
- Observar formato compatível com os princípios de