Ética nos Negocios
1 introdução. 3
2 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NOS NEGOCIOS. 4
3 CASO SCHINCARIOL 7
4 AS RESPONSABILIDADES DO CONTADOR 9
5 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1 introdução.
O objetivo dessa produção textual é para demonstrar a grande responsabilidade do profissional contábil e a grande relação existente entre eles e aqueles que utilizam de seu trabalho, abordando a conduta do profissional contábil, bem como os principais motivos que podem leva-lo a ferir sua moral e ética profissional. O contador deve ter consciência de que todos os seus atos profissionais devem obedecer às normas aos princípios e aos valores que regem a sua profissão.
No entanto, não é tarefa fácil manter-se ético numa época em que as empresas lutam de forma árdua, e buscam alternativas para reduzir gastos, em especial, o decorrente da alta carga tributaria a que estão sujeitas. É de responsabilidade do contador apresentar opções licitas para melhor condução dos negócios de seu cliente ou empregador e oferecer-lhe serviços de qualidade e confiabilidade.
No caso da Schincariol, ate onde que o contador da empresa é culpado, quais os códigos de ética que eles infringiram, entre outros.
2 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NOS NEGOCIOS.
As empresas, como pontos de impacto na sociedade, tem se deparado com a equação lucro versus função social, algo não imaginado ate a metade do século XX. É certo que ética empresarial e responsabilidade social coorporativa não são assuntos novos, porem ambas vem ganhando importância nos últimos anos. Com o crescente aumento da complexidade dos negócios, complexidade esta exige uma nova maneira de pensar e agir do empresariado, as disparidades sócias levam a repensar o desenvolvimento sustentável, conceito que envolve aspecto econômico, social e ambiental. A equação empresarial da atualidade esta