Ética no trabalho
Empresa é uma corporação onde existe pessoas como colaboradores que tem um relacionamento sucessivo, portanto é necessário o uso da ética para ampliar os laços entre todos os envolvidos para um bem maior que é o sucesso da organização. Com isso a empresa ganha de todos os lados, pois cria um ambiente de paz e harmonia e de muita produtividade.
Porem essa “paz” nas empresas é um ambiente difícil de implantar, pois divergências de valores se estabelecem nas pessoas a partir da educação que elas recebem em casa. Além da criação, outros fatores também colaboram para atritos entre funcionários como cita Molon (2004) “A organização do trabalho com a sua estruturação hierárquica, divisão de tarefas, jornadas de trabalho em turnos, ritmos, intensidade, monotonia, repetitividade e responsabilidade excessiva são fatores que contribuem para desencadear uma série de distúrbios ao trabalhador, sejam elas físicas ou psíquicas”. Outro ponto interessante tocado por Molon são os danos físicos e psicológicos que a falta da ética pode trazer para as vitimas deste tipo de assedio.
A falta de capacidade de adaptação dos funcionários de empresas não colabora para a aceitação de diferenças entre eles, com isso Molon (2004) relata, “Em consonância a isso, a busca desenfreada pelo poder influencia o âmago de algumas pessoas e as fazem tornar o ambiente de trabalho um lugar de conflitos sem escrúpulos. As diferenças, sejam elas sociais, étnicas, psicológicas, políticas tornam o ambiente de trabalho lugar de discriminação e marginalização”. Quando se trata de diferenças o ser humano tem um serio problema para aceitação, pois tem consigo que o correto é o que o individuo aprendeu com seus pais em sua infância e que qualquer variação dos valores pessoais esta errado, essa falta de aceitação não é saudável para uma empresa ética que anseia não só o lucro mais sim a sustentabilidade, trabalhando a responsabilidade social com a responsabilidade econômica.
Em empresas que já