PEIXES DO RIO URUGUAI
Para começar uma pesca segura, é importante buscar informações como: densidade, pressão, temperatura e profundidade do lago. Todo o pescador deve ter pleno conhecimento das responsabilidades e direitos na exploração dos recursos naturais existentes na sua região, pois a pesca de alguma forma altera o meio ambiente.
Vale lembrar que para uma pesca correta, os pescadores devem adquirir a carteira de pescador, garantindo assim uma pesca correta e segura.
A pesca apresenta inúmeras vantagens tais como:
Baixo custo de produção
Fácil manejo
Consumo de um alimento de alto valor nutricional.
Comer peixe é muito saudável, pois a carne contem proteínas, vitaminas, minerais e quantidades mínimas de tecidos conjuntivos. O consumo, cozido ou assado, favorece a digestão e promove a absorção de ômega 3, ácido graxo de benefício na prevenção das doenças do coração.
Ao longo do trabalho, iremos justificar o porque do “desaparecimento” de algumas espécies de peixes do lago.
2. PEIXES
Com a construção da barragem, houve uma alteração do regime hídrico de rio para lago, em especial sobre a população dos peixes. Este projeto é um conjunto de medidas para conhecermos algumas espécies do rio Uruguai e seus afluentes.
2.1. VISITA À CORSAN – ETA
Para a realização do trabalho, fomos até a ETA em busca de informações e obtemos os seguintes dados:
Densidade da água: 1,33
Temperatura: oxila de 12° à 17°
Teor de ferro: 0,3 à 0,4
PH: 6,8 à 7,1
Pressão do lago para a ETA: 18L/S
Pressão da ETA para as casas: 16 L/S
A turbidez da água varia de 12 ° à 13°, podendo chegar à 100° em dias chuvosos.
Oxigênio: 6,8 à 8,2 . Pelo fato de se transformar em lago e não tendo mais correnteza (movimentação da água) o oxigênio baixou, assim, extinguindo algumas espécies. Levando em consideração que várias espécies se adaptaram as águas paradas e sobreviveram até os dias atuais.
2.1.2. PEIXES DO RIO URUGUAI
2.1.3. PEIXES DO LAGO URUGUAI
Alguns peixes