Ética nas Organizações
UMA PEQUENA CONSIDERAÇÃO ACERCA DA ÉTICA Quando falamos em organização falamos de reunião de pessoas, trocas de impressões, informações e trabalho de equipe. Nisso, falamos de sociedade e de relações sociais, bem como de conflitos que podem emergir desse fenômeno. O estudo e o entendimento da ética ajudam o ser humano a lidar de forma satisfatória com os conflitos que emergem das relações entre os de sua espécie. Este capítulo trata das definições e conceitos de ética, fala de algumas de suas concepções ao longo da história e de como se aplica ao ambiente de trabalho, como proposta de RODRIGUES (2003, p. 55). Seguindo essa linha, encontra-se inicialmente uma abordagem filosófica e depois, uma consideração dos aspectos relacionados às relações de trabalho.
1.2- Ética: uma herança dos gregos antigos para o ocidente.
Os filósofos gregos da Antiguidade nos oferecem os primeiros esboços da ética, herança cultural atribuída a Homero e Hesíodo1. Sócrates (469 a.C. – 399 a.C.) acreditava que o autoconhecimento era capaz de conduzir o homem a boas ações. Através dos escritos referentes a Sócrates chegamos à “concepção da alma como sede da consciência normal e do caráter (...) e por isso deveria ser o objeto principal da preocupação e dos cuidados do homem” (PESSANHA, 1996). Em suma, não é o senso comum, mas o conhecimento científico capaz de abrir o indivíduo a si mesmo, ajudando-o em sua autoconstrução, que leva o ser humano à aretê (virtude). Essa reflexão é marcante por encontrar eco em outros dois grandes pensadores: Platão e Aristóteles. Eles “atribuíam a Sócrates as primeiras reflexões sobre ética no Ocidente” 2e reafirmaram a concepção que define a virtude com resultado de um conhecimento sólido e verdadeiro.
Segundo esses grandes pensadores, o foco da ética estava na educação do caráter humano visando conter seus instintos e orientá-los para o bem, de modo a adequar o indivíduo à sua comunidade. Dessa forma, a ética conciliava a