Ética na internet
Todos dizem: "é preciso ter ética ao usar a internet" mas afinal, o que é ética? Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano, em outras palavras, é saber onde começam os seus direitos, e onde começam seus deveres e também os direitos do outro. Mas será que todos utilizam a internet com ética?
A internet é um importante recurso tecnológico para fins educacionais, para facilitar na comunicação, e também para o lazer. Muita gente sabe usá-la com ética, para pesquisas escolares, por exemplo. Outros gostam de utilizar as redes sociais, mas as usam com responsabilidade e respeito.
Porém, não é sempre assim. Muita gente se aproveita do anonimato da internet para abusar moral e sexualmente de outras pessoas, causando o cyberbullying e a pedofilia, por exemplo. Essas pessoas não sabem utilizar essa tecnologia com ética, e fazem com que outras pessoas sejam prejudicadas por isso.
A pedofilia na internet é um caso muito sério, no qual homens criam perfis falsos e se utilizam de uma linguagem que atraia crianças e pré-adolescentes. Jovens que não foram bem instruídos pelos pais a não cair nessas armadilhas acabam sofrendo a consequência de tais atos antiéticos
O cyberbullying é outro exemplo de provocações na internet, e está cada vez mais sério. As vítimas desse bullying cibernético acabam não aguentando mais as provocações, levando até ao homissídio em alguns casos e ao enlouquecimento em outros.
É preciso que os pais alertem seus filhos sobre tais pessoas antiéticas, pois, infelizmente, nem todos que usam a internet sabem utilizá-la com ética e sabedoria. Existem pessoas éticas sim, mas é preciso manter os olhos abertos para aquelas que não são.