Ética na internet
A ética na Internet
Antes de qualquer coisa é importante sabermos o significado da palavra ética, pois para praticarmos algo precisamos ter consciência do seu significado. Segundo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ética “é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal, conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano”. Criam-se definições complexas e relativas, que atualmente é fácil ouvir termos como “ética na política”, “ética profissional”, “ética na internet” e assim por diante, abrangendo todas as áreas existentes, embora que em alguns casos essa palavra esteja extinta.
Falar em ética gera diferentes conclusões e diferentes pontos de vistas, pois uma conduta pode ser ética para uma pessoa e pode ser antiética para outra. O uso da internet pode acarretar um enriquecimento como também uma decadência na sociedade, dependendo do conteúdo que cada indivíduo encontra e se interessa. O hipertexto dá acesso a um grande número de informações disponíveis às pessoas, com culturas e ideias diferentes, podendo influenciar o desenvolvimento social e moral delas. A criação de redes beneficia muito a globalização, mas também cria a interferência de informações entre culturas distintas, mudando as formas de pensar das pessoas na sociedade.
A questão ética consiste em saber se isto está contribuindo ou não para um desenvolvimento humano autêntico. A internet é um instrumento poderoso para o enriquecimento educativo, comercial e cultural, porém, ela também tem o seu lado negativo, muitas vezes, a internet é utilizada para expor, explorar, manipular, dominar e corromper. Não podemos deixar de citar algumas pessoas que utilizam a internet para fins antiéticos como roubar, praticar a pedofilia e para clonagem de cartões. Temas como pornografia, violência, racismo, entre outros, são constantemente divulgados na internet, seja para o lado bom e construtivo como para proliferação