Ética na fotografia
As Ruínas de Hamburgo, foto de Carl Fiedrich Stelzner foi produzida em 1842e publicada na The Illustrated London News e é considerada a primeira foto jornalística, ao revelar as ruínas do incêndio que destruiu um bairro da cidade de Hamburgo, Alemanha
The Illustrated London (1842) News foi a primeira revista européia a publicar fotografias.
Foi pioneira na cobertura da guerra da Criméia (Inglaterra x Turquia, na região dos Balcãs – 1854/55). O fotógrafo era Roger Fenton. Edição semanal.
Roger Fenton era inglês, trabalhava para o Museu Britânico e é considerado o primeiro repórter fotográfico da história do jornalismo. As fotos pioneiras da Guerra da Criméia foram encomendadas por um empresário britânico, Thomaz Agnew, numa época em que a fotografia adquiria o status de documento da realidade (objetividade). A guerra era vista como epopéia, como campo e oportunidade da conquista da honra e da criação de heróis.
Fenton levou a revelação e a ampliação da foto para o campo de batalha.
As fotografias de Fenton não mostram o horror, a morte, a dor. Os 300 negativos (que restam de 360) são imagens de soldados e oficiais, muitos sorridentes, posando para as fotos. Fenton revelava os filmes num quarto escuro montado numa carroça.
O surgimento da fotografia digital
A fotografia digital tem sua origem no programa espacial norte americano. As primeiras fotografias sem filme de que se tem registro retratam a superfície de Marte e foram capturadas por uma câmera de televisão acoplada na sonda Mariner 4, em 1965.
O surgimento da fotografia digital
O surgimento da fotografia digital
O advento da tecnologia digital facilitou o trabalho de fotógrafos profissionais que passaram a editar e enviar as imagens num tempo