Fichamento da "mulher nos espaços público e privado
Instituto de Educação / DTPE / Pedagogia
Alunas: Kátia, Andréa e Vaniele.
Assinaturas:
Data: 19 /03/ 2013
Fichamento número 7
Disciplina: Estudo da Família
Professora: Mônica Benevenuto
HELEIETH I. B. SAFFIOTI, Gênero e Patriarcado, Violência contra as mulheres. In: A Mulher Brasileira Nos Espaços Público e Privado, São Paulo Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.
RESUMO
A autora incita a mulher a combater a subjugação em relação ao sexo masculino derivada de um patriarcado dominante e endossado pelo sistema capitalista e espera que as pessoas compreendam que a sociedade brasileira repousa sobre um tripé contraditório onde estão presente a primazia do gênero, o racismo, dominação e exploração de classes sociais menos privilegiadas. Esta submissão é retratada em uma pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo mostrando que em todos os segmentos a mulher aparece em níveis muito inferiores aos dos homens na sociedade e a maioria não se dá conta disso, considerando normal esta posição. A violência física contra as mulheres também é citada no texto, principalmente por parte de seus parceiros e Saffioti dá algumas sugestões para sua diminuição.
FICHAMENTO
Heleieth Saffioti inicia o artigo falando de teorias feministas e de indagações que norteiam a pesquisa, como a teoria do gênero onde revela a submissão feminina ante o patriarcado, mostrando que por mais que se busque igualdade entre mulheres e homens existe um domínio, uma exploração patriarcal que está arraigada em nossa sociedade. (pág.43)
A mulher tem obrigação de liderar o processo de mudança onde é dominada. Isto só acontecerá se reconhecer que é dominada e que isso faz parte do sistema capitalista.
Nesta perspectiva foi exposto o trabalho da Fundação Perseu Abramo realizado por seus pesquisadores que entrevistaram entre 25% e 30% das mulheres. Trabalharam com as cinco macrorregiões do Brasil e a mesorregião, dentro desta amostragem, realizaram 2052 entrevistas,