Ética na contabilidade
CIÊNCIAS CONTÁBEIS: 2º PERÍODO
A Importância da Ética
VARGINHA
2014
A própria importância da Ética O que é ética: Bom, a ética procura responder a questões do tipo: que devo fazer? Com o devo fazer? Como devo agir? Ou seja, presente sempre em nossa vida, e nos auxilia bastante na convivência com o outro, pois assim agimos de maneira que nos favoreçam sem prejudicar quem nos cercam. O termo ético deriva de éthos, que significa modo de ser, e, por isto, define-se com frequência a ética como a doutrina dos costumes ou hábitos adquiridos pelo homem.
Ética na contabilidade A ética para o profissional contábil tem seus preceitos e um código de conduta próprio, que é o Código de Ética profissional do contabilista, aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade CFC, através da Resolução 803/96, visto que os profissionais de contabilidade, no exercício de sua profissão, produzem informações que atendem diretamente a "vida" das pessoas, das entidades, do Fisco, de investidores, de clientes, credores e demais usuários sem beneficiar qualquer um em particular. Conclui-se então, que o profissional contábil tem que ter um comportamento ético-profissional inquestionável, saber manter sigilo, ter conduta pessoal, dignidade e honra competência e serenidade para que proporcione ao usuário uma informação com segurança e confiabilidade que ele merece.
Situações de conduta não própria para um profissional ético
O esclarecimento do que seja certo e errado, bom ou mau, ajuda a servir de guia para aquele que, em algum momento, se achar perdido. Não se pode obrigar alguém a ser ético, isso dependerá dos valores morais de cada pessoa, mas o que se pode fazer é deixar explicito aquilo que é certo e o que não é assim caberá a cada um a escolha por qual caminho percorrer. Devemos respeitar os direitos e deveres, dar a cada um o que é seu de acordo com