etica na contabilidade
TÉCNICO EM CONTABILIDADE - TCE 13
KARINA BENETE DOS SANTOS
Carapicuíba – SP
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 01
2. ETICA NA CONTABILIDADE 02
2. ETICA NA CONTABILIDADE 03
3. CONCLUSÃO 04
4. REFERÊNCIAS 05
01
1. INTRODUÇÃO
A prática da ética pode levar o profissional contábil a obter cada vez mais credibilidade perante a sociedade em geral e, com isso, mostrar a importância desseguir os princípios éticos que norteiam a vida social e profissional.
A ética, enquanto ramo do conhecimento, tem por objeto o comportamento humano no interior de cada sociedade. O estudo desse comportamento, com fim de estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência pacífica dentro das sociedades e entre elas, constitui o objetivo da Ética.
Os profissionais que agem com ética e responsabilidade social experimentam maiores oportunidades de aumentar seu valor profissional, além de atrair também a atenção do mercado.
Agindo com ética, os profissionais contábeis evitam que atos individualistas comprometam o ganho coletivo. Com isso cultivam as chamadas virtudes profissionais: sigilo, lealdade, coragem, imparcialidade e responsabilidade.
Utilizando os princípios éticos, o profissional contábil afastará o risco de se envolver em escândalos capazes de abalar sua reputação ou de se sujeitar as penalidades judiciais.
Este trabalho procura evidenciar a importância dos benefícios da conduta ética na vida do profissional contábil através de conceitos e reflexões que podem auxiliar no desenvolvimento do comportamento dos profissionais contábeis com seus clientes, sociedade entre outros.
02
2. ETICA NA CONTABILIDADE
O processo de globalização vem desafiando as empresas modernas a buscarem transformações capazes de integrá-las em novo contexto político, econômico e social. Essas mudanças visam apresentar maior transparência e clareza nas informações