ÉTICA, MORAL E SUJEITO MORAL
MORAL
São conjuntos de regras, costumes de um povo, com a intenção de viver bem em comunidade. A moral é o ato em si, hábitos, costumes de uma sociedade. Ela representa o conjunto de valores de uma sociedade. Em geral ela é imposta e acarreta consequências.
A moral pode variar conforme o povo e a época. Por exemplo, aqui para nós no Brasil na década de20, a moral da sociedade naquela época era a mulher não trabalhar fora, eram submissas a seus maridos. Uma mulher naquela época não podia se separar do marido, porque era imoral para aquela época chegando a causas terríveis como a discriminação dessa mulher ao extremo.
ÉTICA
Ela explica o porque dos valores morais, ela questiona esses valores, estuda a moral, considerada uma filosofia.
A ética ilumina a conduta moral, buscando o viver bem, ela julga, questiona será que é bom mesmo, será que é mal? Os questionamentos da ética podem mudar , renovar os valores morais de uma sociedade.
Um exemplo claro de ética é o ato de Rosa Parks, uma americana negra, que em 1955 nos Estados Unidos ela se recusou a ceder o seu lugar no ônibus a um branco, que era um costume moral da época, iniciando um movimento de grande repercussão na época. Isso fez com que a sociedade da época se reunisse e repensasse os valores morais daquela época.
“É a arte de viver bem humanamente respeitando todas as demais pessoas” Fernando Savater
SUJEITO MORAL
É o indivíduo que ao longo de sua convivência social, é capaz de saber o que convém para a sociedade em que vive e não só para si. Ele deduz os valores através de da sua relação com os outros.
Somos cada um de nós, a partir do momento que nos consideramos uns aos outros e não pensamos só em nós mesmos. Por exemplo, nem todas as pessoas percebem que o racismo é algo desprezível e desnecessário.
Sujeito moral é obediência às regras que determinada