Ética geral e profissional - Filme Clube do Imperador
Com relação ao filme “O CLUBE DO IMPERADOR”, responda as questões a seguir:
1) Faça uma relação entre ética, competitividade e caráter.
2) Escolha um personagem do filme fazendo uma relação com a seguinte frase: “O homem é fruto das suas escolhas.”.
Resposta:
01) No filme O Clube do Imperador, o professor William Hundert ensina filosofia grega e romana aos seus alunos, transmitindo-lhes também conhecimentos acerca da ética e prezando pela sua aplicação cotidiana. No entanto, a ética parece ser esquecida pelo educador no momento em que ele classifica, de forma injusta, o aluno Sedgwick Bell para a disputa do torneio Senhor Júlio César, mesmo sem ele ter méritos suficientes para isso. Tirando assim a oportunidade de participação de um aluno que havia realmente se dedicado à competição.
Bell, por sua vez, se mostra não ser adepto de uma postura ética desde os seus primeiros dias na escola St. Benedict's. A princípio, o jovem quebra várias regras do lugar, como ir até a escola das meninas; depois, quando todos pensam que ele mudou, dar provas do seu mau-caratismo ao trapacear no torneio e colar as repostas sem que percebessem.
O desejo de vitória de Bell o levou a passar por cima dos princípios e regras da instituição simplesmente para não sair perdedor em uma competição. Anos depois, o estudante reincide no mesmo erro, o que, para ele, já era algo normal.
Possivelmente esse seja um dos pontos de confronto entre as pessoas: o que para mim não é certo, para o outro é. Bell era amigo daqueles que disputavam a competição com ele, mas em nenhum momento se importou em enganá-los, em passar por cima deles, só para sair do palco aclamado e encher seu pai de orgulho. Mas de que vale, aparentemente, ser grande, ter a tudo e todos, e não ter uma consciência limpa, reta? Grande e aclamado, na verdade, é quem age com ética, quem procura em tudo fazer o que é certo, coisa tão difícil hoje em dia.
2) O personagem de