Prática Pedagógica "O Clube do Imperador"
Francine Gava de Morais Ribas RU 875357
Josiane França RU 978387
Cleonara Lima RU 983996
Grasiela de Campos RU 911426
Disciplina: DIDÁTICA
Resenha do Filme: O CLUBE DO IMPERADOR
O filme se passa num conceituado colégio para rapazes chamado St. Benedict's, onde leciona um professor respeitado e amado pelos seus alunos, rígido com valores, ética e conduta moral chamado William Hundert.
Acostumado com um padrão de alunos, um belo dia o professor recebe um novo integrante da turma chamado Sedgewick Bell, totalmente diferente dos outros alunos, este filho de um senador que não queria saber de problemas, que só se importava com o dinheiro que esta gastando para que o seu filho permaneça naquela escola. Este aluno é inteligente, porém não é esforçado, quer resultados não importando os meios para tal, não se interessa pelas aulas e nem pelos estudos.
O Professor no objetivo de se aproximar do aluno problemático desvia-se de seu caráter reto e forja uma classificação do menino num desafio da escola, mas logo percebe que apesar de alguns poucos avanços não consegue mudar o caráter do aluno, e se depara com as atitudes desonestas na diretoria da escola, os quais se corromperam com o dinheiro. Esse professor entra num conflito pessoal profundo, pois ele havia quebrando um de seus princípios.
Uma grande lição que filme nos mostra é que o ser humano sempre será imperfeito, a falta de caráter e a desonestidade existem em todos os lugares, mas acredito o ser humano pode ser melhor.
“Por mais que tropeçamos, o fardo de um professor é sempre esperar que o aprendizado faça a diferença para mudar o caráter de um aluno e assim mudar o destino de um homem”.
Qual a ideia principal do filme em relação à prática pedagógica?
Vemos nesse filme um lindo exemplo de vocação profissional, ou seja, um professor que ama o que faz e se dedica ao máximo pela vida de um aluno, a ponto de deixar de