Ética em pesquisa
O que é ética?
A ética pode ser definida como a “ciência do ethos” e está relacionada ao comportamento humano. A palavra grega ethos na pluralidade de seus conceitos pode também significar o ‘conjunto de hábitos ou costumes fundamentais' de determinadas sociedades. A palavra ethos deu origem aos termos latinos mos, moris, que traduzido é moral.
Aplicação da ética em pesquisa
Com o passar do tempo, o homem começou a interrogar, filosofar, ir a busca de respostas e conhecimentos e construiu palavras, teorias e hipóteses. Para responder todas estas perguntas, foram necessárias diversas pesquisas. Porem surgiu a ambição pela busca das respostas, e então, começaram os abusos das pesquisas. Primeiro nos campos de concentração; depois com crianças de asilos, soldados, prisioneiros e até mesmo animais. Como isto estava se tornando incontrolável e desrespeitoso com os seres vivos, surgiram as normas de ética.
Quais são as normas de ética que devemos seguir?
* Todo pesquisador deverá solicitar autorização de instituições, organizações, associações, etc., para executar o Projeto de Pesquisa. * Deverá informar a cada participante os objetivos, metodologia e forma de retorno dos resultados. * Deverá solicitar a cada informante um consentimento livre e esclarecido. * O anonimato deverá ser garantido a todos os informantes e códigos ou nomes fictícios serão utilizados no relatório.
A pesquisa em seres humanos
A pesquisa em seres humanos só é aceitável quando ela responde preliminarmente às conveniências do diagnóstico e da terapêutica do próprio experimentado, a fim de restabelecer sua saúde ou minimizar seu sofrimento. Quando a pesquisa envolve seres humanos, muitas barreiras são encontradas, até porque, isto coloca em risco não só a integridade física, mas também moral do participante.
Possíveis consequências da ética em pesquisa
É interessante respeitar os limites impostos pela ética, mas, chega-se um