Ética na Pesquisa
A ética na pesquisa dentro do título “Atendimento de mulheres vítimas de violência psicológica no Distrito Federal”, realizando a pesquisa para maior compreensão da dinâmica familiar que a vítima é o agressor estão inseridos.
Resolução 196/96Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, um documento fundamental que o entrevistado declara sobre as informações que são passadas antes da realização da pesquisa. O consentimento da pesquisa, identidade não revelada e a segurança para acesso aos dados da pesquisa.
É informado sobre o título da pesquisa, ”Atendimento de mulheres vítimas de violência psicológica no Distrito Federal” explicando que a participação é voluntaria, contendo os benefícios e riscos, deixando claro que o entrevistado pode se retirar da pesquisa a qualquer momento sem nenhum prejuízo, informando os objetivos da pesquisa, o consentimento pôs informação de seus dados, identificação do pesquisador com os dados necessários, ressaltando a participação do entrevistado explicando a metodologia da pesquisa, identificação da Instituição na qual a pesquisa será feita e mencionando que o TCLE tem duas vias emitidas assinadas pelo sujeito e pelo pesquisador.
As questões éticas na pesquisa em relação ao tema abordado tem que ser respeitada, os padrões éticos tem que ser seguidos para não influenciar a execução da pesquisa. Tendo um cuidado com as técnicas utilizadas, porque pode ser utilizado instrumentos não validados e isso é considerado antiético.
A aplicação de TCLE é uma relação entre o pesquisador e o entrevistado estabelecida de forma ética e o respeito aos direitos humanos.
Padrões Éticos
- A pesquisa será feita de forma de entrevista, para maior aprofundamento do tema em questão.
- As perguntas serão feitas de forma que não cause constrangimento ao participante. Não serão aplicadas perguntas ambíguas, e que possam sugestionar o participante de alguma forma. O participante respondera de livre e espontânea vontade. Podendo abandonar a