A ética na pesquisa
A ética é uma ciência relacionada ao comportamento humano. Tal ciência se baseia na moral, ou seja, uma posição considerada “ética” deve-se valer de bons conceitos morais presentes no sujeito (pesquisador). Os conceitos morais podem variar de acordo com as diferentes formas de vida de diferentes sociedades, porém a ética é uma só para todos e para todas.
O desenvolvimento de uma pesquisa é influenciado pela forma e intensidade das questões éticas. O pesquisador ao tomar um posicionamento ético diante de sua amostra obterá resultados movidos por tal posicionamento, a fim de dar uma linha de raciocínio e objetividade ao seu trabalho. Uma questão ética, por exemplo, é o ato de “dever” buscar condições para sua solução em uma determinação de resolvê-los, assim a solução deve ser coerente e válida ao que se questiona. Pesquisar é descobrir novos conhecimentos que possibilitem a solução de novos problemas enfrentados pela humanidade.
Atualmente a sociedade se encontra em um ambiente evolucionista da ciência e tecnologia; a Era da Informação está presente e requer dados baseados nos bons conceitos morais e éticos. O tema deste trabalho procura esclarecer a relação entre as atividades de pesquisa e a ética.
AS PESQUISAS QUANTITATIVAS E SUAS RELAÇÕES COM A ÉTICA
Em um projeto de pesquisa quantitativa, o pesquisador deve-se trabalhar com dados estatísticos, resultados de uma medida (método). Sua estrutura básica deve responder problemas teóricos envolvendo a justificativa, os objetivos, as hipóteses, especificação da amostra, testes e análises, ou seja, o trabalho estatístico consiste em determinar o que é útil para a finalidade do problema.
Os métodos estatísticos são utilizados em benefício da sociedade, como por exemplo, o controle de doenças é analisado a partir das análises que antecipam as epidemias. Entretanto é possível se equivocar ao tomar como corretos os resultados de uma pesquisa, quando o pesquisador não se preocupa com os