Campanha Johnnie Walker
No período em que foi utilizada esta publicidade, as pessoas da Geração X tinham em média 28 anos de idade, mas esta campanha é mais voltada para os indivíduos do sexo masculino. Nela, podemos observar duas mulheres jovens correndo na beira da praia, o ambiente é de descontração, reforçado pelos trajes de banho, e por seus semblantes risonhos.
O texto posicionado no centro inferior da peça, traduzido como “ele ama minha mente/jeito que eu penso. E bebe Johnnie Walker” é usado como suporte da imagem para robustecer a intenção e atingir o publico alvo, usando a mulher, como o objeto de desejo, aliado ao ato de consumir Johnnie Walker, estratégia que atingiu o target em cheio. Abaixo, no canto direito o slogan, traduz-se “Bom gosto é sempre uma habilidade” mostra que nem todos tem o bom gostos e que talvez seja algo que nasça com o ser.
Na elaboração da campanha, que foi pensada para o publico da Geração X, faltou levar em consideração o momento atual que era vivido, Geração Y. Neste contexto, já havia o movimento feminista que lutava, pelo direto e respeito à pessoas do sexo feminino, por isto, houve muitas queixas e denuncias de pessoas que se sentiram ofendidas com a campanha, o que implicou no fim do contrato da Johnnie Walker com a agencia que produziu.
Assim, podemos concluir que os signos apresentados na campanha foram baseados no contexto da Geração X, e vários fatores indicam a presença da identidade desta origem, a individualidade, o uso do sexo oposto, o nível de exigência em produtos de qualidade e principalmente o desejo de liberdade absoluta, que pairam como foco central da campanha.