ética de aristóteles
nome
Ética de Aristóteles
Florianópolis, Santa Catarina.
2012
1 ÉTICA A NICÔMACO
Para Aristóteles o objetivo de toda ação humana tem por finalidade alcançar um fim, que é o bem maior. Em diferentes áreas ou atividades, temos finalidades diferentes, por exemplo, na medicina temos finalidade como a saúde, já na estratégia temos a finalidade como a vitória, e em qualquer outra atividade encontramos uma finalidade diferente, contudo todas as finalidades têm como objetivo um mesmo bem, assim todas as atividades chegaram ao mesmo fim por caminhos diferentes.
Portanto chamamos de fim absoluto aquilo que é desejável em si e nunca por causa de qualquer outra coisa. Na ética de Aristóteles, a felicidade é, mais do que qualquer outra coisa o bem supremo que todos queremos, apesar de existir outras virtudes que desejamos por si mesmas, como a inteligência ou o prazer, ainda sim escolhemos estas para sermos felizes. Diferentemente da felicidade, pessoa alguma escolhe a felicidade por causa de varias virtudes, e sim ao contrario, escolhemos sermos bons e virtuosos para sermos felizes.
[…] há evidentemente mais de uma finalidade, e escolhemos algumas delas (por exemplo, a riqueza, flautas ou instrumentos musicais em geral) por causa de algo mais, obviamente nem todas elas são finais; mas o bem supremo é evidentemente final. Portanto, se há somente um bem final, este será o que estamos procurando, e se há mais de um, o mais final dos bens será o que estamos procurando. Chamamos aquilo que é mais digno de ser perseguido em si mais final que aquilo que é digno de ser perseguido por causa de outra coisa, […] (MARCONDES, 2007, p. 39-40).
Aristóteles afirma que a felicidade está ligada à realização e ao sucesso dos objetivos do homem, os quais podem ser alcançados somente quando se faz algo bem-feito, ou seja, depende da virtude humana e depende da qualidade do caráter do homem que faz possível chegar ao sucesso. Ele