puo sangue ingles
ORIGEM: INGLATERRA
Nos séculos passados a raça era criada para o uso em guerras, e com o passar dos tempos ele acabou sendo usado para o lazer. direta,O Puro-Sangue Inglês é uma raça (Puro Sangue de Corrida) formada e estabelecida na Inglaterra, por volta de 1730, durante o reinado de Charles II.
A base da raça foram alguns garanhões Árabes ou Berberiscos, e destaca-se entre eles Darley Arabian, Birley Turk e Godolphin Bart, que foram cruzados com éguas nativas de ilhas Britânicas.
A raça foi escolhida com o objetivo de disputar corridas as quais eram naquela época, de longas distâncias, se comparadas com as atuais.
A rigorosa seleção anteriormente citada e a ginástica funcional naturalmente advinda das competições e das preparações, para elas, fizeram do Puro-Sangue Inglês um animal extremamente bem desenvolvido no sentido de uma poderosa estrutura óssea e muscular, aliadas a uma grande agilidade e saúde geral.
Fixando-se durante cerca de 270 anos estas características com objetivos fundamentalmente funcionais, é hoje o Puro-Sangue Inglês, um animal de características absolutamente definidas, podendo ser considerado zootecnicamente como raça pura.
O registro, o pedigree e o certificado de origem emitido por um Stud Book são documentos aceitáveis e reconhecidos em todo mundo, o que dá a esta raça uma condição de pureza e reconhecimento universal.
No entanto, a raça que agora conhecemos foi um cruzamento intencional de raças, feito com o único propósito de se obter uma raça de bons cavalos de corrida.
O Puro Sangue Inglês conquistou o mundo graças à sua velocidade e resistência, sendo usado em corridas pelos quatro cantos do planeta, onde continua a manter o domínio.
Além de velocista, este cavalo é um bom saltador de obstáculos e um bom cavalo de sela para passeio.
Bibliografia
http://www.turfebrasil.not.br/historia_psi.htm
http://www.cavalosdesalto.com.br/purosangueingles.html