Ética contábil
Leia os estudos de caso a seguir e cite os enquadramentos a que eles se referem de acordo com o Código de Ética Profissional do Contabilista – CEPC (Resolução CFC 803/96)
Caso I
João Boca livre formou-se no ano de 2001 no curso de Ciências Contábeis, sempre exercendo atividades na área contábil, sendo que antes era auxiliar contábil. Após a sua formatura, não se registrou no Conselho Regional de Contabilidade do seu estado e passou a exercer a função de Contador na empresa Viação Asa Branca CNPJ 1.111.11/0001-68, localizada à rua Desembargador José Leite, nº11. Tal situação foi identificada por meio de diligência da Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade.
6- Incapacidade técnica.
Caso II
Apolinária da Anunciação executa serviços contábeis, na função de contadora há 2 (dois) anos na organização contábil Mundo Novo, estando com o registro profissional vencido há mais de 1 (um) ano. Tal situação foi identificada por meio de denúncia ao Conselho Regional de Contabilidade, que comprovou a irregularidade.
6- Incapacidade técnica.
7- Incapacidade técnica em virtude de erros reiterados (precedida de processo de sindicância).
Caso III
Determinada entidade sem fins lucrativos terceirizava seus serviços contábeis com uma empresa de contabilidade da sua cidade. O contador da empresa contratada era também o proprietário do escritório e, em função do acúmulo de serviços, não conseguia deixar a contabilidade em dia, mas como a entidade necessitava apresentar o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados do Exercício ao final de cada período, o contador resolveu elaborar essas demonstrações sem fazer os respectivos lançamentos contábeis, ou seja, ele não se embasou em documentação hábil. A entidade quando descobriu tal fato manifestou-se em trocar de profissional contábil e o referido contador não quis entregar a documentação da entidade, sendo que essa teve que retirá-la com mandado judicial.
2- Inexecução dos